A minha formação na área da escrita é incompleta e talvez, por ser professora há tantos anos, eu procure a excelência e um grande domínio de conteúdos para lecionar, o que faz eu ainda não me sentir pronta para compartilhar conhecimentos em longos cursos. Mas venho me aperfeiçoando, através da prática, para partilhar dicas e ministrar oficinas curtas, dar palestras e mediar rodas de conversa, além de escrever sobre a área de forma mais técnica.
É da minha experiência de vida, na aventura de já ter publicado dez livros, que surgiram essas pílulas preciosas, que organizei com carinho para dividir com minhas colegas escritoras. Foi no cotidiano dessa profissão que aprendi cada uma dessas lições e acho super válido o trabalho de compilar e transmitir, porque nada melhor para uma professora do que ver o conhecimento sendo democratizado.
Nessas horas em que eu posso ensinar é que meu coração dispara e sente que pertence. Algo em mim pulsa e me faz sentir clareza de propósito. Então espero que esse texto seja compartilhado o máximo possível para chegar àquelas que precisam. Essas são minhas 12 lições para fazer nascer um livro:
Sua Voz
Escreva do seu jeito: sem tentar usar fórmulas, sem imitar nenhuma referência, procurando sua voz e como deseja se expressar. Escreva sem medo: de errar e de se expor, de ser julgada, de ser boa demais. Se permita.
Processo
Não tenha pressa, não se deixe levar: por pressões externas para publicar e nem internas, relacionadas a ansiedade. O processo de escrita precisa ser curtido e sólido para que você tenha mais chances de ficar satisfeita. Leia e releia seu texto muitas vezes, inclusive em voz alta. Perceba o tom, o encadeamento de ideias, os respiros.
Pesquisa
Um bom livro é escrito à partir de muita pesquisa e estudo. Se debruce com paixão sobre o tema, colete o maior número de informações, procure imagens, filmes, obras de arte, podcasts, outros livros, tudo o que julgar importante para a consistência de sua sua escrita. Isso pode durar meses ou anos, não importa. Faça o seu melhor.
Revisão e Crítica
Jamais deixe de contratar a revisão e a leitura crítica de seu original. Esses serviços são valiosos e melhoram muito seu original. Há profissionais incríveis nessa área, que trazem ótimas inferências e soluções, com valores acessíveis e relatórios detalhados. Os coletivos de escrita são ótimos lugares para encontrar essas pessoas!
Leitura Sensível
Compartilhe seu texto antes de publicar com uma leitora beta ou sensível para ter uma opinião afetiva sobre a obra e que represente um pouco o mercado. A leitura sensível te ajuda a compreender o público leitor, seus desejos, suas perspectivas. É bom que essa leitura seja feita por alguém que você confia que te falará a verdade.
Ajustes
Cuidado para não revisar demais, cortar excessivamente e nunca sair dessa fase ou mutilar o texto, só para caber em parâmetros ou formatos. Cada inferência deve se conectar com uma escolha consciente. Ajustar sem limites pode descaracterizar seu estilo de escrita.
Publicação
Antes de publicar: pesquise as editoras e seus portfólios, compre um livro da editora pretendida e preste atenção na diagramação, capa, tipo de papel, o resultado final do livro. Leia bem os contratos, inclusive as menores letrinhas. Converse com amigas escritoras e peça opiniões. Você precisa ter confiança e tranquilidade nessa etapa.
Divulgação
Aposte tudo de você na divulgação. Separe: tempo, energia, força de trabalho e alguns dinheiros. Aproxime-se dos leitores o quanto puder porque isso vai fazendo você ter uma rede. Você pode fazer releases e enviar, contratar uma assessoria de imprensa... Tente furar a bolha do círculo próximo.
Redes Sociais
Use as redes sociais a seu favor. Esteja no maior número de canais: que você consegue suportar sem se sentir sufocada. Faça posts com conteúdo bom, esteticamente bem trabalhados, sem postar em demasia. Grave leituras de trechos. Faça pequenos vídeos divertidos com seu livro. Republique boas avaliações e resenhas. Mostre a sua cara!
Lançamento
Não deixe de fazer lançamentos. Eles podem ser múltiplos: em datas, locais e cidades diferentes. Convide todos que conhece, mande e-mails e mensagens privadas, vale até lembretes no whatsapp. Faça recados personalizados. Prepare mimos ou brindes para seus leitores. Se divirta muito nesse dia, autografando e abraçando as pessoas. Se puder, convide alguém para realizar uma mediação.
Pós-Lançamento
Seu livro precisa voar e você deve usar todos os recursos para fazer ele viver para além do lançamento. Distribua em escolas e bibliotecas, envie o livro para profissisonais que engajam: resenhas, podcasts, clubes de leitura e rodas de conversa. Tenha sempre seu livro à mão, na bolsa, na mochila. Converse com jornais e revistas. Inscreva seu livro em prêmios e concursos.
Estar Junto
Escrever um livro é bonito e não precisa ser solitário. Troque ideias sobre ele, eu estou sempre por aqui e os coletivos de escrita também. Apoiar umas às outras é fundamental! Lembre-se que você está deixando um legado de trabalho com a linguagem e a literatura e que toda a boa história tem público e deve ser contada.